Palestra Mestre Sombra

Criatividade, empenho e trabalho em equipe – Conheça a palestra do Mestre Sombra

IMG_5904 IMG_5870 IMG_5865

Sambista desde criança, Mestre Sombra desfilou pela primeira vez aos 6 anos, na Tom Maior – escola fundada por sua família. Atuou como ritmista em outras agremiações, como Pérola Negra, Águia de Ouro e Camisa Verde e Branco. Tornou-se Diretor de Bateria Ritmo Puro em 1994. Desde então, tem investido muito no ensino e no aprendizado do ritmo símbolo do Brasil, seja nas inúmeras oficinas desenvolvidas na Mocidade Alegre, seja em diversos cursos e palestras, ministrados no Brasil e no Exterior.

A Oficina Ritmo Puro, criada por ele em 1999, foi a primeira “escolinha de bateria” em escola de samba no Brasil, ensinando o ritmo a crianças e adultos – alguns até então sem nenhum contato com o samba, que rapidamente ficaram aptos a desfilar no Anhembi . Em 2001, implantou a escolinha de bateria da mancha Verde, onde foi diretor até 2003.

Em 2000 foi agraciado com a réplica do Estandarte de Ouro recebido pelo Salgueiro, onde colaborou com bossas para a Furiosa do Mestre Louro. Sob seu comando, a Bateria Ritmo Puro fez diversas apresentações em terras cariocas: Academicos do Salgueiro em 1999, 2000, 2001, 2009 e 2012; Unidos da Tijuca 2001; Paraiso do Tuiuti e Em Cima da Hora 2002; Padre Miguel 2003 e 2010, Caprichosos de Pilares em 2005 e Mangueira em 2007.

À frente da Bateria Ritmo Puro, trouxe novidades na utilização dos surdos de terceira, introduziu o timbal nos desfiles (que logo após passou a ser utilizado em outras baterias de São Paulo e do Rio de Janeiro). A figura da rainha de bateria ganhou novo significado, integrada ao enredo, aos ritmistas e tocando instrumentos, como Nani Moreira e Aline Oliveira. Outra grande ousadia foi o resgate das coreografias da bateria durante o desfile, que marcavam os desfiles da Mocidade Alegre na Década de 70.

Mestre Sombra também é o Diretor de Barracão da Mocidade Alegre e membro da Direção de Carnaval. Começou a atuar como vice-presidente em 2003. Em seus workshops desenvolve a integração de colaboradores através da sinfonia de uma bateria de escola de samba.

Para contratar envie um e-mail para secretaria@mocidadealegre.com.br