Site Oficial do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Alegre

Departamento Jovem da Mocidade Alegre completa 6 anos!!!

Conheça um pouco da nossa história!!!

 

A Mocidade Alegre sempre foi uma escola pioneira quando o assunto se trata de inovação, tanto que foi a primeira escola paulistana a introduzir destaques em carros alegóricos, ultilizar adereços de mão e ter alas coreografadas, junto a tantos outros exemplos encontrados neste acervo de 40 anos. E foi a "Morada do Samba" que acreditou em um grupo de jovens sonhadores, a fim de demonstrar seu carinho, respeito e amor ao pavilhão, nos concedendo assim o privilégio de fundar o Primeiro Departamento Jovem do carnaval da Cidade de São Paulo.

No inicio de 2002, Laila, filha de Elaine Cruz Bichara (em memória), juntamente com seu amigo Henrique filho de um dos compositores, acreditaram em vossas idéias e desejos. Juntos descobriram que além de foliões eles poderiam fazer algo em prol ao pavilhão, retribuindo assim a alegria que o mesmo sempre os proporcionaram. Tiveram então uma idéia central, realizar a próxima festa julhina do ano, evento este que nunca havia entrado no calendário da escola, apresentaram a proposta para a direção, onde obtiveram pleno apoio.

O Projeto foi sempre orientado por Ricardo Sonzin, na época Diretor de Eventos, e por Solange Cruz Bichara, hoje atual Presidente da Mocidade Alegre, pessoa esta que sempre acreditou na idéia do grupo, e dava o suporte necessário para que tal evento e idéia se tornassem sucesso. Com toda dedicação sempre nos ajudou, ensinando e dividindo conhecimeto e perfeição mostrando os caminhos a seguir para se alcançar um bom resultado.

Já com um perfil traçado, integrantes definidos e idéias sendo plantadas, foi realizado na tarde de um sábado, 27 de abril de 2002, um almoço onde o Departamento Jovem foi oficialmente apresentado a comunidade presente, dando inicio então a uma grande trajetória a seguir, onde para mostrar nossas idéias, teriamos de mostrar muito trabalho, suprindo obstáculos e mostrando nossas qualidades.

No primeiro final de semana de Julho de 2002, foi então realizada a primeira festa Julhina da "Morada do Samba", a proposta seria realizar a festa apenas nesta data, mas com o sucesso obtido, tal evento foi prorrogado ao longo dos próximos finais de semana. A festa gerou uma grande gratificação por parte dos integrantes, e deu inicio a construção de uma credibilidade com a direção da escola.

Com o retorno financeiro obtido na festa, o Departamento Jovem se estruturou e colocou em pratica uma de suas propostas. No mês de setembro na semana da Tradicional "24 horas de Samba" ano em que a escola completava 35 anos, foi realizado um jantar para Velha Guarda, Baianas, Baluartes, Fundadores e Diretores da escola. No evento a decoração da quadra resgatava parte de nossa história, em forma de quadros e imagens personagens importantes eram lembrados. De maneira arrojada, foi apresentado um teatro onde jovens integrantes se caracterizaram de alguns sambistas imortais da escola, tais como; Sr. Juarez da Cruz, Presidente de honra do Mocidade Alegre - Sônia e Murilo, Ex- 1º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira - Alberto Alves (Sr. Beto), Presidente de Honda da Ala de Compositores - Salomé, grande destaque - Wanderlei Rodrigues, Destaque - Maria Chapataca, passista, entre tantos outros sambistas que contribuíram com a história da Mocidade Alegre e do Samba.

Após tal evento, ficou claro a todos nossas idéias, que é resgatar as raízes do samba e toda a sua tradição, de maneira jovem e inovadora, ajudando a construir uma nova história para um próspero novo futuro da Morada do Samba, chamando cada vez mais Jovens da comunidade para o cotidiano desta que é uma das maiores manifestações culturais do mundo, criando assim responsabilidade e comprometimento, sempre agregado a novos conhecimentos e experiências.

Todas as terças-feiras eram realizadas reuniões, com o propósito de debater idéias sobre quais novos caminhos poderiamos seguir, e quais novos projetos poderiamos lançar. Aos poucos o Departamento Jovem foi ganhando mais espaço e começou a assumir novos compromissos.

Em 2004 todos os integrantes se responsabilizaram em colocar na avenida, uma ala coreografada com 50 pessoas, todos vieram encenando as ondas do mar do carro abre-alas "Chegada dos Imigrantes". Em 2005 novamente foi proposto a nós uma ala coreografada, desta vez com 100 integrantes, reprentando as "Profissões". Em 2006 o Departamento Jovem começou a coordenar duas alas, foram elas "Vida Severina" que incluia crianças e adultos, e outra chamada "caboclos, marujos e catopes", com três tipos de fantasias e coreografada. 2007 foram as alas "Mazaropi" e "TV Pirata" e em 2008 "Cozinha Internacional" e "Rappers da Periferia", assumindo o comando e o trabalho como chefes de nossas alas.

Além destes trabalhos, hoje o Departamento Jovem auxilia na produção e execução de festas em parceira com o Departamento de Eventos, contribui para a construção da nossa história com o Departamento Cultural e presta serviços aos Projetos Sócio Culturais coordenado por Erica Ferreira.

Perante a estes trabalhos, o Departamento sempre serviu como uma porta de entrada aos jovens prestativos da comunidade. A rotatividade de pessoas que passaram por aqui é muito grande, alguns ingressaram em outros departamentos da escola, realizando assim seu sonho de um dia poder fazer parte de outras áreas, como dança, ritmo, confecção, produção e direção da Mocidade Alegre.

O único integrante que se faz presente desde a data de sua fundação, é o atual Presidente do Departamento Jovem, Fábio Henrique Carromeu, que coordenada uma equipe de seis pessoas, sendo eles; Daniel, Diego, Everton, Gustavo, Luana e Uyara, atuais integrantes do grupo.

E hoje, é esta a equipe que segura a responsabilidade de manter e preservar toda a identidade construida ao longo desses 6 anos, e ajudar a escola a se manter no patamar que esta, a 6 anos entre as tres primeiras escolas do carnaval de São Paulo, se consagrando duas vezes campeã.

A única certeza que temos hoje, é que de tudo o que foi realizado até agora podemos fazer melhor e em dobro. Houveram acertos, mas tambem muitos erros, choros e discussões, que batalhamos cotidianamente para concertar, para compartilharmos sempre muitas alegrias, passar pela passarela e ao final do desfile poder se abraçar, chorar de emoção, ter a sensação de dever cumprido, compartilhando da mesma alegria, nos unindo cada vez mais a ponto de nos sentirmos irmãos desta familia chamada Mocidade Alegre.

O melhor de tudo isso, é saber que se erramos ou acertamos foi com um único intuito, defender nosso pavilhão, e é pra isso que estamos aqui hoje, para defende-lo até o fim.

Agradecemos a todos os Departamentos que nos auxiliaram até hoje, a nossa direção que acredita e mantem vivo o Departamento Jovem, e a Presidente Solange que acreditou na idéia, coordenou no começo e hoje acredita e passa a credibilidade para que nós mesmos possamos caminhar com as nossas pernas.


São Paulo, 27 de Abril de 2008

Siga a Mocidade no

Vídeos

Confira o Samba de Enredo de 2015

Shows e workshops

Nos 10 anos de gestão frente à presidência do G.R.C.E.S. Mocidade Alegre, Solange Cruz tem chamado a atenção de empresas de grande envergadura, que à convidam para ministrar palestras para suas equipes.

 Você também pode levar as palestras e workshops da Presidente Solange para a sua empresa. Entre em contato pelos telefones: 3857-7525 e3857-3611 Saiba Mais